quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como pode ser a carreira de um Psicólogo?

Acho que nem preciso fazer uma grande introdução a respeito da matéria que postarei pra vocês. Por dois motivos, primeiro porque já falei aqui faz um tempinho sobre o que é um Psicólogo, post esses que teve mais de 80 visualizações e segundo porque é auto-explicativa.

Muito boa, essa é uma matéria que saiu no Pense Empregos e da uma panorama bem bom, interessante e abragente do que se pode fazer nessa carreira tão especial de Psicólogo! Espero que gostem, leiam com carinho e reflitam!!!
 
Compreender a si mesmo não é tarefa das mais fáceis. Ainda assim, existem aqueles que também querem se dedicar a estudar o comportamento e os processos mentais do outro. Esse, entre outros, é o papel daquele que escolhe a Psicologia, profissão que se foca no indivíduo e suas questões, como formação.
O Sexto Sentido - Pense Empregos















Na ficção, os psicólogos já foram retratados de maneiras muito peculiares. Um exemplo célebre é no filme O Sexto Sentido (The Sixth Sense – 1999), que mostra a história da relação de Malcolm Crowe (Bruce Willis), um renomado psicólogo infantil, e Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto de nove anos que tem dificuldades de relacionamento no colégio e demonstra muito medo das coisas que vê. Além disso, Malcolm também busca se recuperar do trauma sofrido um ano antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

O psicólogo consegue fazer o menino enfrentar o medo e encontrar uma maneira de conversar com os fantasmas que o amedrontam. No entanto, a relação se torna muito próxima e, por fim, Cole também ajuda Malcolm a encontrar respostas para suas dúvidas e combater as questões que despertam seus medos.
Outro exemplo, com bem menos suspense, é o filme “Terapia do Amor” (Prime – 2005). A história é de Rafi (Uma Thurman), uma mulher independente e bem-sucedida, de 37 anos, recentemente divorciada e que está decidida a se dedicar à carreira. Ela faz terapia com Lisa Metzger (Meryl Streep), que a aconselha em todos seus problemas.

Terapia do Amor - Pense Empregos                                                                                                                                                                                          Embora não queira se envolver em nenhum relacionamento amoroso, muda de opinião ao conhecer David Bloomberg (Bryan Greenberg), um talentoso pintor de 23 anos. A psicóloga, então, apóia sua paciente a viver o romance mesmo com a diferença de idade. A situação se complica a partir do momento em que Lisa descobre que o rapaz é ninguém menos que seu filho.

Mesmo que distantes, os dois exemplos da ficção mostram um ponto claro: os psicólogos estudam o comportamento e procuram auxiliar seus pacientes a resolver todas as questões que trazem medo, mas não deixam de ter suas próprias vidas e questões. Sendo assim, a linha entre as relações profissionais e pessoais de profissional e paciente deve ser respeitada para manter a integridade das histórias.


Como é na vida real

De acordo com Denise Falcke, coordenadora do curso de Psicologia da Unisinos, durante a graduação em Psicologia, existe um núcleo comum de conhecimentos que devem ser transmitidos aos alunos (a partir de eixos estruturantes do curso - fundamentos epistemológicos e históricos, fundamentos teórico-metodológicos, procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, fenômenos e processos psicológicos e interface com campos afins do conhecimento) e, ao final do curso, alguma ênfase mais específica em um conjunto de conhecimentos que a instituição eleja como foco. O curso tem duração de cinco anos.

Entre as diretrizes curriculares, estão previstos dois momentos de estágio obrigatórios. O estágio básico, que ocorre em torno do meio do curso, que prevê o exercício dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir do núcleo comum da formação e o estágio profissional, realizado nos últimos semestres do curso, já voltados para uma das ênfases propostas pela instituição e eleita pelo aluno.

Para Denise, a área de atuação do profissional de Psicologia é muito abrangente. “A mais conhecida e também mais abordada na mídia é a clínica, realizada em consultório particular, mas o psicólogo também trabalha em hospitais e instituições de saúde (tanto no acompanhamento dos pacientes como em intervenções junto à equipe), escolas (atuando junto aos alunos, pais, professores e equipe diretiva), empresas (realizando recrutamento, seleção, acompanhamento funcional, treinamento e desenvolvimento de equipes, além de dar consultorias quando solicitado), âmbito esportivo (fazendo acompanhamento de atletas de elite ou mesmo atuando junto a equipes esportivas), jurídico (realizando mediação de conflitos, avaliação e perícia psicológica, escuta e acompanhamento de vítimas de violência, grupos de agressores), trânsito (avaliando os candidatos à motoristas), ONGs, dentre várias outras possibilidades”, explica. O mercado de trabalho, segundo a coordenadora, tem uma demanda crescente, ainda que exista um número grande de profissionais sendo formados.

Sobre a relação entre paciente e profissional, Denise alerta sobre a necessidade de distanciamento. “O psicólogo, durante sua formação e também na atuação profissional, deve desenvolver um bom autoconhecimento para que possa conseguir diferenciar o que é do paciente e o que é seu. Nesse sentido, ainda que acolha os problemas dos pacientes e seja empático, se colocando no lugar das pessoas, deve ser capaz de se distanciar para que o sofrimento do paciente não se torne dele também, mantendo assim a capacidade de refletir sobre o que está acontecendo e possibilitar novos significados para a vivência do paciente”, conclui.

3 comentários:

Unknown disse...

Não posso deixar de salientar e parabenizar, que a Psicóloga entrevistada foi uma das melhores professoras que já tive! Maravilhosa, dedicada, entendida, disponível e acessível!

Além disso foi uma das professoras homenageadas na minha formatura!

Parabéns Denise!!! Saudades

Tais disse...

Oi Fer, ela dava aula de que? Não lembro dela de jeito nenhum...nem de nome.

Unknown disse...

Oi Tais, quando eu fiz a Denise dava PAP III, também sei que ela da a supervisão do estagio profissional e acho que ela da também disciplinas mais no inicio do curso...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...