sexta-feira, 21 de março de 2014

Beijar alguém inconsciente é abuso/estupro?


Muita gente me pedindo pra escrever sobre o BBB14, mas, além de não acompanhar, estou sem tempo nenhum. Ontem a Carol me mandou um email sobre o caso.

Não gosto de BBB, e não assisto, mas minha mãe sempre deixa a TV ligada. Na noite de ontem, o bate-boca era tão forte, que era impossível ignorar. De repente, ouvi a palavra "abuso". Curiosa, parei pra prestar atenção. E assisti a uma das coisas mais absurdas que já vi na vida.
A história que motivou a briga de ontem é basicamente a seguinte: dois participantes, Angela e Marcelo, tiveram um relacionamento dentro da casa do BBB. 
Nos últimos tempos, andavam brigando muito, e as coisas chegaram ao ponto em que Angela disse que não queria mais Marcelo. Eis que numa festa de dias atrás, Angela bebeu demais e ficou fora de si. Enquanto ela estava bêbada, Marcelo foi mexer com ela. Outro participante, Cássio, diz ter visto Marcelo dando um selinho em Angela. Revoltado com isso, Cássio acabou causando uma enorme briga dentro da casa. Eu não sei dos detalhes. mas, no geral, é isso. 
Na noite de ontem, Pedro Bial coordenou uma atividade que "lavou a roupa suja", em que os participantes podiam fazer perguntas uns aos outros. A coisa toda foi surreal. Pra minha grande surpresa (ou nem tanto), o novo Cristo da casa é ninguém mais ninguém menos que Cássio, o rapaz que disse ter ficado revoltado porque Marcelo beijou uma Angela inconsciente.
Primeiro – Como não assisto BBB, não vi a festa, e não sei se Marcelo de fato chegou a beijar Angela. Então o rapaz pode ser inocente? Pode, sim. Mas mesmo que Marcelo não tenha feito nada, o episódio do BBB ainda é uma das coisas mais escabrosas que já na vi na TV, porque trouxe à tona a mentalidade das pessoas quando expostas a um  caso de abuso. Quero deixar claro desde agora que a questão não é a inocência ou culpa de Marcelo. Hoje estou falando de como as pessoas reagem a uma denúncia, e numa análise maior, de cultura do estupro.
No programa de ontem, Tatiele, outra participante, reclamou de Cássio ter dito que Angela havia sido abusada, porque segundo Tatiele, “ Só é abuso se tocar nas partes íntimas!”. Já Marcelo esbravejou coisas do tipo, “Que que é, hein? É crime agora? Como se fosse crime agora, no Brasil, ficar com alguém que está bêbado. Agora não pode ficar com alguém que bebeu?”
Percebam que a reação dos Brothers à coisa toda foi tão ridiculamente machista, que o suposto selinho chega a ser quase irrelevante. O que me assombra não é se Marcelo deu ou não um selinho em Angela– o que me assombra é que, diante dessa possibilidade, APENAS UMA PESSOA NA CASA INTEIRA VEJA COMO ABUSO BEIJAR ALGUÉM QUE ESTÁ FORA DE SI.
Pra vocês terem noção, quando a coisa toda aconteceu Angela estava tão bêbada, que não lembra de nada. Ela chegou a levar um tombo, e não lembra. Pra ver como ela estava em condições de se defender quando Marcelo chegou perto dela! E tem participante que vem dizer que isso não é abuso, porque ele não pôs a mão no meio das pernas dela! Ah, então tá tudo bem. né?
Poucas coisas me mortificam mais do que uma mulher falando bobagens machistas, e Tatiele conseguiu se superar ontem. Quer dizer que, se eu estiver andando na rua e um cara me agarrar à força e me beijar, não é um abuso? Porque ele não pôs a mão na minha vagina? É sério isso? Se um cara ejacular em cima de mim num ônibus, não é abuso?
Vamos recapitular, gente. O que difere um estupro de sexo? Consentimento. Quando as duas pessoas querem, sexo. Quando uma não está a fim, estupro. 
Agora eu pergunto: onde estava o consentimento de Angela quando Marcelo foi mexer com ela? Enquanto sóbria, ela tinha dito repetidas vezes, clara e veementemente, que não o queria mais. Na festa, estava bêbada demais pra conseguir dizer qualquer coisa. Se você me disser que o suposto selinho foi algo inofensivo, você tem um problema sério. Porque passar por cima do consentimento de alguém é, por si só, uma coisa grave. Não interessa que foi “só um selinho”, onde ele encostou, o raio que o parta: MARCELO SABIA QUE ANGELA NÃO QUERIA NADA COM ELE E FOI MEXER COM ELA ENQUANTO ELA NÃO PODIA SE DEFENDER. 
E só uma pessoa acha isso errado. 
Enquanto a Casa BBB me enoja, eu tenho que dizer, é um belo experimento social. A Globo conseguiu reproduzir uma mini-sociedade brasileira, machista ao extremo, exatamente como as pessoas que estão aqui fora. Eu nunca vi um exemplo tão claro e autoexplicativo de como a cultura do estupro funciona como o episódio de ontem do BBB. Acho que nenhum documentário cobriria o assunto de maneira tão fiel.
Não só não viram nada de errado no que Marcelo fez, como arranjaram mil e uma desculpas pra ele, e brigaram todos com Cássio, porque oh, como ousa ele acusar Marcelo de abuso? Abuso é uma coisa terrível, Marcelo nunca faria isso!
Ah, ainda não falei de Marcelo. Não posso dizer que ele realmente deu um selinho em Angela. Mas noite passada, ele deixou bem claro que se tivesse dado, não via nada de errado nisso. O que dizer de um cara que beijaria uma menina completamente bêbada e fora de si, e acha isso a mesma coisa que ‘ficar com alguém que bebeu’? Mas que menino de ouro, hein!
Marcelo mostrou como é possível cometer um abuso - sendo completamente cego quando se trata de respeitar os limites do outro. Ele é o tipo de pessoa que acontece quando não conversamos sobre consentimento com nossos filhOs em casa. Ele claramente não faz ideia do que seja consentimento e portanto, não vê mal no que fez. 
Percebam como é difícil dar visibilidade a um abuso. As pessoas são extremamente seletivas, têm os parâmetros mais absurdos (“só é abuso se tocar nas partes íntimas!”), hostis a quem reclama (Cássio foi massacrado), se desmancham em empatia sobre o acusado, fabricam todas as desculpas possíveis pra ele (todos saíram em defesa de Marcelo), não veem nada de errado em uma mulher ser beijada enquanto está bêbada, mesmo que seja por alguém que ela não queria quando sóbria.
Isso, gente, chama-se cultura do estupro. 
Pra finalizar, o que mais me aterrorizou no programa inteiro: no final, Angela disse que “foi só um selinho, que é uma coisa muito rápida, então tudo bem” e pediu desculpas a Marcelo “por ter ficado confusa com as coisas que disseram a ela”. Quando perguntada por Marcelo se ela achava que ele era capaz de abuso, ela disse, “ele nunca encostou um dedo em mim”. Arrematou dizendo que, se pudesse voltar no tempo, não teria ficado bêbada.
A mulher ouve que foi beijada por um cara de quem não gosta mais enquanto estava bêbada, e a reação dela é pedir desculpas.
Angela é o que acontece quando não falamos sobre a cultura do estupro.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...