sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Os sete pecados mortais do Facebook para a carreira profissional

Com mais de 400 milhões de usuários ativos, o Facebook é o site de rede social mais popular do mundo. Além de ser fonte de entretenimento e informação, muitos usuários também usam o Facebook como ferramenta para enriquecer sua rede de contatos profissionais, fazendo conexões com ex-colegas, clientes e potenciais empregadores. Cerca de 30% dos empregadores e gerentes de Recursos Humanos hoje estão usando o Facebook, segundo pesquisas de nível mundial, para conseguir informações sobre candidatos a potenciais funcionários – deixando para trás até mesmo o LinkedIn, um site de relacionamento estritamente profissional...


Com tamanha força de atração de usuários e de compartilhamento de informações, o Facebook é uma poderosa ferramenta para a carreira, tanto para o bem quanto para o mal. Sim, também é possível arruinar uma carreira pelo Facebook e outras redes sociais. Uma vez online, é preciso ter consciência sobre o uso que se faz destas ferramentas para não cair em armadilhas que possam arranhar sua imagem ou ser motivo de demissão.

E não pense que está a salvo porque o uso de redes sociais no seu trabalho é proibido – você pode acessar a internet de casa, no fim de semana ou à noite, depois de beber uma cervejinha. Como evitar dizer algo que comprometa sua imagem na empresa? Veja a seguir sete itens que jamais devem ser postados no Facebook e que podem danificar sua carreira, segundo a revista Forbes.


1. O exibicionismo inconsciente

Você pode fazer o que quiser de sua vida, mas tente não espalhar aquelas fotos em que você bebeu todas e aparece com cara de ébrio, descabelado ou rindo com cara de quem ganhou na loteria durante uma festa. Ao postar fotos no Facebook, pense com senso crítico: registros até aparentemente inocentes de sua vida pessoal podem não ajudar a apoiar aquela imagem de profissional sério e bem-sucedido que você pretende apresentar a um possível empregador.


2. O mural do desabafo

Escrever sobre o quanto você odeia o seu escritório, como o seu chefe é irritante ou as ocasiões em que o seu colega de trabalho chega atrasado são assuntos não vão levar você a lugar algum. Evite atualizações de status do tipo “desabafo”. Mesmo que seu chefe não tenha lhe adicionado, alguns colegas podem ter contatos em comum com você, e esse post aparentemente inocente pode ser compartilhado com muita gente. É claro que todo mundo reclama do trabalho, mas fazer disso um fórum público não é a melhor jogada para sua carreira e pode lhe colocar em uma situação embaraçosa com um supervisor.


3. O cara-crachá fake

Até muito tempo atrás, era comum as pessoas mentirem em seu perfil: colocavam outra cidade, outro nome, outro país; inventavam fluência em diversos idiomas; usavam avatar falso, com figuras do mundo das celebridades, histórias em quadrinhos, etc. Mas os tempos mudaram, e com a importância crescente das redes sociais, é aconselhável ter um perfil que seja coerente com a realidade. Por que? Porque se você estiver concorrendo a uma vaga e disser em seu currículo que estudou em Harvard, mas seu perfil do Facebook diz que você se formou em uma outra faculdade, é provável que seja imediatamente cortado da lista de entrevista. O conflito de informações não é bem visto e qualquer disparidade pode fazer você passar por um mentiroso ou, na melhor das hipóteses, um descuidado.



4. O status incompatível

Todo mundo sabe, ou deveria saber, que deve-se evitar status como “Vou beber todas amanhã e dizer que estou gripado”. Ninguém mais é tão inocente, mas ainda há quem cometa deslizes no seu status. Comentários de qualquer tipo sobre o trabalho deveriam ser banidos, mas ainda há quem escreva coisas menos chamativas, porém danosas, como “Fulana (o) está assistindo ao final da novela (ou do campeonato de futebol) em sua mesa”. Estados que impliquem em alguma coisa não confiável, traiçoeira ou que, basicamente, não façam você parecer tão profissional quanto desejaria, podem prejudicar seriamente suas chances de permanência no novo emprego.


5. Ignorar as configurações de segurança

As configurações de segurança no Facebook já foram modificadas diversas vezes desde que o início do site. Já é possível personalizar as listas de amigos e decidir quem pode e não pode ver seus dados. No entanto, muitas pessoas não entendem completamente essas configurações, ou não se preocupam em verificar quem tem acesso a quê. Vale a pena gastar algum tempo para definir suas configurações de privacidade, de maneira que quem não for realmente seu amigo não vejas as suas imagens ou informações de perfil. Pode parecer antipático, mas é mais seguro.


6. As associações perigosas

Você não pode controlar os comentários que seus amigos postam em seu perfil (embora possa removê-los). Comentários que eles colocam em seus próprios perfis ou nos de amigos em comum também estão fora de seu controle. Imagine se um potencial cliente ou empregador vê as fotos de seu amigo bêbado, em que você aparece ao lado dele? Isso reflete negativamente sobre você, mesmo que você estivesse totalmente sóbrio e sua imagem seja inocente. É o preço a pagar por tanta disseminação de informação. Veja tudo o que estiver relacionado ao seu perfil e mantenha-se atento para qualquer coisa que você não mostraria a sua mãe, por exemplo.


7. O perfil vulnerável

Nada é inocente na internet. Ter um perfil acessível a qualquer pessoa não é aconselhável. Você jamais vai saber se sua data de aniversário não está sendo utilizada por robôs para um fim ilícito. Acredite: todo e qualquer dado utilizado em rede social pode ser alvo de ataque, e até mesmo um perfil inteiro pode ser hackeado. A melhor maneira de controlar o que será visto em seu perfil é criar outro perfil. O seu perfil pessoal deve ser bloqueado ao acesso de “estranhos”, ou seja: só os seus amigos, aprovados por você, poderão visualizá-lo, e ninguém mais. Crie também um segundo perfil público, exclusivamente para uso profissional. Este perfil “sério” vai funcionar como um currículo online, e deve conter apenas as informações com as quais você se sente confortável e mostrem um perfil adequado a um possível empregador ou cliente.

Ter um perfil de rede social é uma coisa boa: mostra que você é atualizado, em dia com as mudanças tecnológicas e mantém uma rede de contatos interessante. O que não deve acontecer é seu perfil jogar contra sua imagem pública. Certifique-se de que seu está mostrando o seu melhor lado. Isso não quer dizer que você é um hipócrita, pelo contrário: está usando as redes sociais de modo consciente, atento às possibilidades incontroláveis, às repercussões negativas e à disseminação livre – e perigosa – de seus dados na internet.




Fonte: Pense Empregos

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...