quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Por que os pais DEVEM participar da vida escolar dos filhos?

Acho que esse é um ponto muito crucial hoje. Aliás, sempre foi, mas hoje se sabe muito mais sobre a necessidade da participação ativa dos pais na educação dos filhos.

Espero esclarecer antes, que não se espera que os pais sejam os únicos a ajudarem seus filhos e que sejam os experts em química orgânica ou entendam tudo de algebra. Sabe-se muito bem, que os filhos hoje tem mais oportunidades de estudo, muitas vezes chegam a séries que os pais não chegaram.

Então calma, você não precisa voltar a estuda para incentivar o seu filho. Mas a própria palavra já diz, incentivo, toda criança precisa de incentivo, que seus pais lhe perguntem e realmente olhem os cadernos dos filhos, que vejam se fez ou não a lição, que participem das reuniões de pais, entrega de boletins e que vão pelo menos uma vez que seja no dia da família e nas apresentações organizadas pela escola.

Você vai ver, eu sei que é cansativo, que você teve uma semana cheia, mas posso lhe garantir: se você for em uma reunião por mês, ou levantar em um único sábado para passar com seu filho o dia da família na escola dele, tenho certeza que isso evitará que futuramente você tenha que ir a escola porque seu filho mata aula, porque vai repetir o ano escolar. Pense bem, vale e muito a pena!!!

Então curtam a matéria feita pelo Terra!!!!




A qualidade da escola brasileira começa dentro de casa. Quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar, as crianças se alfabetizam com facilidade, obtêm notas melhores, permanecem por mais tempo no sistema de ensino e alcançam renda superior na idade adulta.


Mas no Brasil essa participação ainda precisa evoluir. Uma pesquisa do Ibope aponta que apenas 7% da população do país acredita que a educação é também uma responsabilidade dos pais. Em uma decisão prejudicial às crianças que amam, milhões de pais brasileiros preferem terceirizar a educação e colocar toda a responsabilidade sobre os ombros da escola. Os especialistas alertam que isso precisa mudar.

— Existe um provérbio africano segundo o qual é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Daí a importância de trazer os pais para o ambiente escolar — afirma Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos pela Educação.

Tema da terceira pergunta da campanha do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, A Educação Precisa de Respostas, o papel da família na vida escolar é esmiuçado nas próximas três páginas, com orientações sobre como pais e mães devem agir em diferentes momentos e situações. Esta cartilha foi baseada em grande parte em materiais do projeto Educar para Crescer (educarparacrescer.com.br), que tem entre suas bandeiras a aproximação dos pais do processo de educação.

— Quando a família se envolve, o aproveitamento escolar é maior. Essa participação pode acontecer incentivando a leitura e a escrita, acompanhando a lição de casa, indo às reuniões de pais, tendo interesse pela rotina. Atitudes positivas valorizam o esforço diário da criança — afirma o coordenador do Educar para Crescer, Kadu Palhano.



fonte: Terra

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga por e-mail