quarta-feira, 29 de agosto de 2012

'Colegas', contra o preconceito aos Downs

Oi povo querido.

Todo mundo já deve ter ouvido falar no sucesso do momento. Do que eu estou falando? Obviamente do filme vencedor do Festival de Gramado desse ano, "Colega".

Esse sucesso, trata da vida de 3 amigos Downs, que resolvem sair em busca de seus sonhos e como realiza-los.

Adorei o filme, ou melhor, a ideia do filme (afinal ainda não tive o prazer de assisti-lo), pois partilho imensa e completamente com a intenção do diretor, Marcelo Galvão. Sendo irmã de uma Down, achei fantástica a abordagem que o diretor e familiar de um Down, resolveu tratar do assunto. Temos vários filmes e documentários ótimos sobre o filme, porém todos tratam da doença e os problemas e preconceitos por ela enfrentados. Sei que é necessário esse tipo de abordagem, porém, por conviver com essas criaturas divinas que Deus criou, sei que não precisamos olhar pra eles apenas com pena ou compaixão.

No programa Agora É Tarde do Danilo Gentili, o diretor Marcelo e um dos atores, o Breno Viola, deram uma entrevista linda, onde o próprio Breno respondeu a pergunta do apresentador a respeito de como as pessoas tratam os Downs. O ator, nada inibido matou dizendo que as pessoas lhes tem pena e ele discorda totalmente dizendo que eles não são coitadinhos e nem crianças.

E é bem por ai, por isso o filme foi ovacionado, pois conta a história de 3 amigos, não dando enfase ao fato de serem Downs ou não. O telespectador, irá assistir uma aventura e ponto final!

Segue pra vocês então uma reportagem feita por Ana Paula Abreu no site Movimento Down a respeito do filme! Curtam ai...



Após o sucesso na premiação mais importante do cinema brasileiro, o próximo passo da equipe de produção do filme 'Colegas' é o lançamento em cinemas de todo o país, marcado para o dia 9 de novembro. O longa foi o grande vencedor da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Conquistou o Kikito de ouro como melhor filme, o prêmio de melhor direção de arte e o prêmio especial do júri para os três protagonistas, Breno Viola, Ariel Goldenberg e Rita Pokk. Além disso, levantou uma importante bandeira pelo fim do preconceito contra as pessoas com síndrome de Down.

Para Marcelo Galvão, diretor e roteirista do filme, a conquista é importante pela valorização de um projeto com inclusão social.
O filme procura mostrar de uma maneira leve e descontraída a convivência com pessoas com a síndrome. Marcelo se inspirou no tio, Márcio, que tinha síndrome de Down, e foi uma presença marcante em sua infância justamente pela alegria. Entretanto, uma das preocupações também foi desmistificar o conceito de que as pessoas com síndrome de Down são eternas crianças. “Se nós queremos que eles sejam incluídos na sociedade, se queremos que sejam iguais, temos que mostrar que eles fazem coisas iguais a nós, como roubar e fugir, por exemplo’’, esclarece o diretor. 


Marcelo revela que a expectativa é grande para o lançamento nacional já que o filme foi ovacionado em todas as seções. Em Gramado, recebeu uma recepção calorosa do público e foi aplaudido de pé durante e ao final de todas as exibições. Ele conta ainda que, após anos de produção, os atores estão muito ansiosos para o lançamento. Além dos três meses de filmagens, com locações no Brasil e na Argentina, foram quatro anos de ensaio e desenvolvimento. “O roteiro já estava fechado, mas a convivência durante este longo período com o Ariel e a Rita e posteriormente com o Breno provocou algumas alterações e adaptações”. 
Apesar de todo o sucesso, o filme ainda está em processo de captação de recursos para a viabilização do lançamento nacional. Toda a equipe de produção e elenco estão empenhados em levantar os fundos necessários até novembro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...