quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Descanso Bagual

Enquanto todo mundo que ir para Punta, eu sou apaixonado pelo litoral gaúcho. E gosto do jeito que é. Dizem que nossas praias são feias, retilíneas, sem atrativos.

Bobagem: nossas praias combinam com a resistência gaudéria.

Imagina se aqui fosse Angra? Não daria certo.

Beleza demais me deixa preguiçoso, terei que fazer montanhismo, caminhadas pelos morros, descer dunas. É tanta coisa para olhar que acabarei não descansando.

Água transparente não é uma maravilha, gera incômodo, lembrarei que não cortei as unhas dos pés.

No mar achocolatado do sul, posso perder a sunga e não serei preso por atentado violento ao pudor. Temos um vidro fumê de graça, que conserva a privacidade do mergulho. Em Copacabana, uma bunda branca já seria manchete. Nossa praia não causa escândalo.

É parar e pensar como o Nordestão vem sendo uma dádiva. Ocasionou a melhor arquitetura do guarda-sol do país. Ninguém coloca um guarda-sol como a gente. É fundo, firme, intransponível, existe uma técnica militar apuradíssima capaz de enfrentar e amansar ventos automobilísticos.

Nossos salva-vidas não são broncos, e sim artistas. Modelam castelos na frente das guaritas.

Nossos surfistas têm humildade, não desprezam nenhuma onda. São imbatíveis nas finais dos campeonatos, íntimos das marolas.

O protetor solar aqui recebe uma fina camada de areia que impede a entrada do raio ultra-violeta. Temos muito menos risco de câncer.

Nosso forte repuxo é uma fisioterapia. As pernas aparecem torneadas de ir e voltar de um banho. Já observei jogador de futebol se recuperar de lesões sérias. Entra mancando e volta correndo.

Nos dias de chuva, formamos campeões de pôquer e canastra.

Na ausência de lazer, criamos passeios para analisar as residências dos outros. A curiosidade nos permite ampliar os conhecimentos de decoração.

Não nos interessa unicamente a vista paradisíaca. O que vale é a interação com os vizinhos, reunir a família, reencontrar colegas.

Como nossa praia não é linda de morrer, continuamos vivendo, graças a Deus.





Fonte: Fabricio Carpinejar

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...